É muito boa a sua pergunta.
De fato, PTC é uma pirâmide financeira, pois funciona com uma fachada:
anúncios com valores irrisórios. Os donos sabem que ninguém vai ganhar dinheiro clicando todo dia a troco de 1 centavo ou no máximo 2 centavos por dia. Então o que foi preciso criar?
A primeira tática foi a venda de planos de 'status'. Membro ouro, membro platinum e expressões semelhantes pelo custo de X dólares mensais ou anuais.
A segunda foi a venda de pacotes de referidos, ou pior ainda, aluguel de referidos. Na prática, a pessoa compra/aluga pessoas, o que fica explicitado que é uma pirâmide. A intenção é criar uma rede de clicadores, cada uma pagando um certo valor ao dono do site que distribui uma porcentagem a todo mundo.
Obs: esses cliques fazem parte da dissimulação do golpe, pois não é ele que sustenta os envolvidos e sim o dinheiro que cada um, por livre e espontânea vontade, repassou ao administrador do site.
Se o lucro fosse exclusivamente dos cliques, ou seja, sem nenhum pagamento dos clicadores, não poderíamos chamar de pirâmide.
É por isso que o Clixsense não é PTC. Ele gera dinheiro aos seus usuários sem exigir nenhum valor.
O recurso de conta premium é apenas um adicional. Ninguém é obrigado a adquirir.
É verdade que ele tem a seção de cliques em anúncios, mas isso por si só não faz do site um PTC.
Prova disso é a sustentabilidade do negócio: não cobra nada de ninguém, o que desmente a ideia de que pra ganhar dinheiro na internet é preciso investir, oferece pesquisas e tarefas remuneradas, sendo essas duas as principais formas de lucro dos usuários.
"(...) mas, dá para ganhar, ao menos, um salário mínimo brasileiro com isso ? Uns $250 dólares..."
Se vc tiver facilidade com as tarefas e uma longa rede de referidos, não duvido que possa ganhar até mais do que $250.
Opa! Rede de referidos? Sim, mas o Clixsense não permite compra nem aluguel, o que é uma demonstração de honestidade e sustentabilidade. Esses referidos vc vai conseguir de graça, montando um blog ou de outras maneiras.